Cinderella Sea é um Elite Knight level 512 que vive no servidor non-pvp Collabra.

Conheceu Tibia há aproximadamente 19 anos, após jogar um tempo se retirou e voltou a jogar em setembro de 2020.

“JOGUEI TIBIA PELA PRIMEIRA VEZ POR VOLTA DO ANO 2004 POR QUASE DOIS ANOS, UM DIA UM DOS MEUS IRMÃOS CHEGOU DO COLÉGIO SABENDO SOBRE O JOGO E ESSE DIA MEUS DOIS IRMÃOS E EU CRIAMOS UM CHAR CADA UM, ATÉ MINHA NAMORADA FEZ UM CHAR E JOGOU POR UM TEMPO XD!”

Seu nome na vida real é Sérgio e tem 75 anos…

Hahaha, ok, é brincadeira! Na verdade, ele não tem 75 anos, mas seu nome real é Sérgio e ele é de Santiago no Chile, atualmente vive em Arica que está localizado na ponta extrema do norte.

Sérgio é um comunicador audiovisual profissional, isso explica o seu gosto por vídeos e redes sociais. Trabalha como produtor de transmídia e recentemente se converteu em professor universitário de um curso chamado “transmedia storytelling”.

Seu primeiro personagem foi um Master Sorcerer chamado Sheshonga e naquela época ele jogava em mundos pvp.

“LEMBRO QUE NESSA ÉPOCA TUDO ERA MANUAL E AS SD’S TINHAM QUE SER UTILIZADAS DIRETAMENTE EM CIMA DOS JOGADORES, CORRÍAMOS EM DIAGONAL PARA DESVIAR E TAMBÉM LEMBRO QUE TODOS USAVAM BOT, MULTI CLIENTE E OS HACKS ACONTECIAM DIARIAMENTE.”

Quando era pequeno, Sérgio passava seu tempo no Tibia dentro de War desfrutando a sensação de euforia que todos já sentimos ao caçar outro player.

“EU GOSTAVA MUITO DE FAZER MAKERS E SAIR PEKEANDO AS PESSOAS, FAZIA POR TROLL, MAS QUASE SEMPRE A REAÇÃO DOS PLAYERS ERA ENGRAÇADA E ISSO ME DAVA MUITA RISADA. E TAMBÉM A SENSAÇÃO DE SUSPENDIDO ESPERANDO PERDER A SKULL. ”

Ao regressar para o Tibia, a decisão de jogar em mundos non-pvp nasceu de um erro, pois ao criar um personagem novo ele não percebeu o tipo de servidor que estava escolhendo e dessa forma foi parar nesse tipo de mundo.

“NÃO PRESTEI ATENÇÃO NO FATO DE QUE ESTAVA ESCOLHENDO UM MUNDO NON-PVP HAHA, ENTÃO FOI UM ERRO, MAS SE EU PUDESSE ESCOLHERIA A MESMA COISA, TENHO A SENSAÇÃO DE QUE VOCÊ PODE SE CONCENTRAR EM CHARLOVEAR TIRANDO TODO O ASSUNTO DE PK”

Cinderella é um jogador que desfruta do jogo completamente sozinho e embora estejamos acostumados a ver como os tibianos costumam jogar em grupo ou entre amigos para formar team hunts, também é uma realidade que conseguir organizar e coordenar tempo e disponibilidade de 2 ou 4 pessoas muitas vezes é complicado, especialmente agora que a comunidade é composta por pessoas entre 20 e 30+ anos com diversas responsabilidades fora do jogo.

“EU SOU 100% UM JOGADOR SOLO, É A MINHA MEC NICA PESSOAL DE JOGO. QUANDO EU COMECEI A JOGAR TIVE UMA MENINA COMO DUO DRUID-EK MAS TIVEMOS PROBLEMAS E NOSSA AMIZADE ACABOU E DEPOIS DISSO EU ESCOLHI JOGAR SOZINHO.”

“EU GOSTO DE JOGAR NO MEU RITMO, COLOCAR METAS PESSOAIS QUE A MAIORIA DOS JOGADORES NÃO QUEREM OU NÃO PODEM CONSEGUIR. E ACIMA DE TUDO O QUE EU MAIS GOSTO DE FAZER É VIDEOS, GOSTO MAIS DO QUE JOGAR O JOGO, ENTÃO TUDO O QUE EU FAÇO É COM O OBJETIVO DE GRAVAR E EDITAR CERTOS MOMENTOS ÚNICOS OU ESPECIAIS.”

Seu objetivo atualmente no tibia é terminar de matar os tão sonhados 100 Vampire Lords, registrá-los no bosstiary e claro, também em vídeo.

“ATÉ O MOMENTO EU MATEI 93 VAMPIRE LORD, TAMBÉM TENHO INTERESSE EM TERMINAR O ÚLTIMO BOSS DE WOTE SOZINHO NO NÍVEL MAIS BAIXO POSSIVEL, VOU TENTAR NO LEVEL 520”

Sua vocação favorita sem dúvida é EK, entre suas diferentes habilidades, combinações de set, armas e mais, fazem com que essa vocação se destaque entre as demais para ele.

“DESDE QUE EU JOGO COM ELITE KNIGHT NÃO TROCARIA POR NENHUMA OUTRA VOCAÇÃO. EU GOSTO DE MUITAS COISAS, ADORO A SENSAÇÃO DA FULL BOX CAÇANDO EM HP. PARA MIM É A PROFISSÃO ADEQUADA PARA JOGAR SOZINHO. ADORO A ANIMAÇÃO DOS EXORIS, É SUPER SATISFATÓRIO. AS DIFERENTES COMBINAÇÕES DE SET E ARMAS QUE PODEM SER UTILIZADAS TAMBÉM ESTÃO COOL, SOU VICIADO NA MAGIA UTANI TEMPO HUR.”

Dentro dos seus passatempos favoritos no Tibia, estão os achievements, subir sua skill de sword que atualmente é 125 e seu nível 500 e sem dúvidas o que ele mais gosta de fazer é caçar bosses, essa atividade ficou muito famosa após a implementação do Bosstiary e e impulsionou o crescimento da comunidade Boss Hunters.

“MEU GOSTO COMEÇOU NA ÉPOCA EM QUE O BOSSTIARY APARECEU, SEMPRE ME CHAMOU A ATENÇÃO ÀS PESSOAS QUE CAÇAVAM OS BOSSES MAS EU NUNCA TINHA TENTADO NEM LIDO NADA SOBRE. UM DIA POR SORTE CAÍ NO GHOST SHIP E QUANDO DESCI AS ESCADAS ESTAVA CAPTAIN JONES. QUE SORTE! COMECEI A GRAVAR COMO MATAVA ELE E ME APAIXONEI PELA IDEIA DE TER VÁRIOS VÍDEOS ASSIM. NESSE DIA EU PERGUNTEI PARA UMA AMIGA SE ELA SABIA ONDE EU PODERIA ENCONTRAR MAIS INFORMAÇÃO E ELA ME ENVIOU ALGUNS LINKS COM TIPS PARA INICIANTES E DE UMA HORA PRA OUTRA JÁ ESTAVA CAÇANDO AS VEZES ATÉ 3 BOSS DIÁRIOS.”

Definitivamente a atividade de caçar bosses não é para todos os jogadores, essa atividade exige perseverança, tempo e persistência, pois ao buscar bosses e não encontrar nenhum, muitas pessoas desistem no caminho.

“ACHO QUE O QUE EU MAIS GOSTO DE FAZER SÃO DUAS COISAS, POR UM LADO EU GOSTO MUITO DA INCERTEZA DE QUANDO ESTOU CONHECENDO UM RESPAWN NOVO E NÃO SEI SE VOU CONSEGUIR O BOSS OU NÃO. É COMO UM SUSPENSE QUE PODE DURAR MUITO, ATÉ QUE O BOSS APARECE E BUM! NESSE MOMENTO MUITAS COISAS ACONTECEM RAPIDAMENTE. ENTÃO PRESSIONO O BOTÃO DE GRAVAR PARA CAPTURAR ESSE MOMENTO ESPECIAL E TÃO RANDOM. GRAVAR E EDITAR O VÍDEO, DECIDIR A MÚSICA E SUBIR NO INSTAGRAM É O QUE EU MAIS GOSTO DE FAZER”

Outro dado curioso sobre Sérgio é que ele continua buscando bosses mesmo que já tenha terminado seu bosstiary, isso é bem interessante pois geralmente os “boss hunters” atuais realizam essa atividade somente pelos pontos de bosstiary e ao obter os pontos simplesmente abandonam as visitas ao boss que já completaram.

“UFF ISSO É UMA COISA ESTRATEGICA E UM POUCO COMPLICADA. NO COMEÇO EU SÓ CAÇAVA OS BOSSES ATÉ COMPLETAR O BOSSTIARY, FAZIA ISSO PARA DEIXAR OS OUTROS JOGADORES CONSEGUIREM COMPLETAR TAMBÉM. PORÉM NO MEU SERVER ESTOU HUNTED E ISSO FAZ COM QUE MUITOS JOGADORES ME CONSIDEREM UM INIMIGO E TENTAM FAZER VÁRIAS COISAS PARA ME PREJUDICAR OU ATRAPALHAR MEU JOGO. E COMO ELES VEEM QUE FALTAM POUCOS BOSSES PARA EU TERMINAR, COMEÇARAM A CAÇAR OS BOSSES ANTES QUE EU PARA ME AFETAR. PERCEBI QUE EU ESTAVA DEIXANDO OS OUTROS BOSSES MUITO FÁCIL E ELES PODERIAM SE CONCENTRAR EM TIRAR OS QUE EU QUERIA, ENTÃO COMECEI A CAÇAR TODOS OS BOSSES PARA AUMENTAR A PRESSÃO.”

E sim! Cinderella Sea é um jogador que está “HUNTED” dentro de um mundo Non-PvP. Isso pode parecer curioso pois sabemos que uma pessoa que está hunted em mundos pvp podem ser seguidas por guilds, entrar em war e como resultado disso tudo, morrer por pvp em qualquer momento.

Mas o que significa estar hunted em um servidor que não é possível utilizar o pvp?

Nas palavras do Cinderella:

“SIGNIFICA BASICAMENTE QUE OS JOGADORES DA GUILD DOMINANTE DECIDEM QUEM TEM O DIREITO DE SE METER COM VOCÊ. DESDE PREJUDICAR O SEU JOGO TE INCOMODANDO DE ALGUMA FORMA, COMO INSULTAR VOCÊ VERBALMENTE SEM NUNCA TER FALADO UMA ÚNICA PALAVRA COM VOCÊ ANTES.”

E como ele ficou hunted? Mesmo que pareça incrível e até certo ponto um pouco engraçado, isso nasceu das próprias ideias do Cinderella, sem dúvida alguma esse jogador não para de surpreender.

“EU PENSEI QUE ESTAR HUNTED PODERIA SER UM BOM EXPERIMENTO PARA FAZER VÍDEOS DIVERTIDOS, ENTÃO APROVEITEI O FATO DE QUE EU NUNCA GOSTEI DO SISTEMA DE CLAIMED E COMECEI A DAR KS EM UM RESPAWN CONTROLADO PELA GUILD DOMINANTE. EU SÓ RESPEITO O SISTEMA DE CARTAS COMO FAZIAM ANTIGAMENTE.”

Haha…

Mas, realmente funciona o “hunted” em mundos non-pvp?, realmente ¿realmente funciona el “hunted” en mundos no-pvp?, na verdade a semelhança dessa atividade tanto no pvp quanto no non-pvp está na atitude do jogador que recebe o “hunted” pois em ambos tipos de mundos a pressão pode desanimar qualquer um.

“É UMA FORMA DE INTIMIDAÇÃO, DEPENDE MUITO DE COMO CADA JOGADOR REAGE. SE VOCÊ ESTÁ HUNTED NINGUÉM FAZ BOSSES OU QUESTS COM VOCÊ E DIARIAMENTE VOCÊ RECEBE INSULTOS, ELES TE PERSEGUEM, TE DÃO KS, TENTAM TE MATAR DE TODAS AS FORMAS PVE POSSÍVEIS. NO MEU CASO NÃO É EFICAZ PORQUE COM MINHA MECANICA EU FAÇO TODOS OS BOSSES SOZINHOS E QUESTS SOZINHO, TAMBÉM SEMPRE QUE TENTAM FAZER ALGUMA COISA COMIGO EU FAÇO UM VÍDEO DIVERTIDO PRO MEU INSTAGRAM, QUE POR SINAL SÃO OS VÍDEOS QUE AS PESSOAS MAIS GOSTAM.”

Claramente Sérgio é uma pessoa que transmite uma atitude bastante positiva e agradável, busca o lado bom de cada situação para aproveitar as oportunidades.

Infelizmente, ser hunted ou ter “diferenças” com outras pessoas, tem provocado raiva entre esses jogadores, por isso eles intensificam o ódio e levam para fora da tela com insultos, ameaças e muito mais.

“VIVO ISSO TODOS OS DIAS, TENHO UM MONTE DE VISUALIZAÇÕES NO MEU INSTAGRAM QUE SÃO DE MEMBROS DA GUILD QUE ME DEU HUNTED. VÁRIOS DELES ME ENVIAM ESSE TIPO DE MENSAGENS. PARA MIM É ALGO MUITO LOUCO E BIZARRO, NÃO SOU CAPAZ DE IMAGINAR EU MESMO FAZENDO ALGO ASSIM.”

Em muitos casos os jogadores não conseguem controlar esses impulsos de ódio e acabam gerando problemas maiores na vida real, porque não conseguem manter as coisas do jogo dentro do jogo.

“ACHO QUE ESSAS PESSOAS NÃO SÃO CAPAZES DE DIFERENCIAR AS DUAS REALIDADES, O JOGO E A VIDA REAL ACABAM SENDO A MESMA COISA PRA ELES.”

Cinderella Sea, Sérgio na vida real, é um tibiano que desfruta do jogo de uma forma bastante peculiar e sem dúvida com seus vídeos e decisões espontâneas nos mostrou que muitos dos jogadores tendem a ter reações previsíveis a determinados eventos, porém isso não afeta sua forma de jogar e apesar de tudo ele desfruta do tibia cada vez que se conecta. , sin embargo eso no logra afectar su forma de juego y a pesar de todo el disfruta tibia cada vez que se conecta.

“O PRINCIPAL É SE DIVERTIR. ENCONTRA ALGO QUE VOCÊ GOSTE DE FAZER NO JOGO E FAÇA ISSO ATÉ CANSAR. ÀS VEZES ENFRENTAMOS SITUAÇÕES FRUSTRANTES E ATÉ MESMO INJUSTA E PARECE QUE TUDO AO REDOR É SOBRE ISSO, MAS NÃO É ASSIM, É SÓ UMA PEQUENA PARTE… O JOGO É BASTANTE DIN MICO E FLEXÍVEL PARA ENCONTRAR O SEU PRÓPRIO ESPAÇO E DESFRUTAR DELE.”

Se você já conhece o Sérgio, com certeza sabe que ele é uma pessoa super agradável e se você ainda não conhece ele, te convidamos a seguir suas redes sociais para acompanhar seus conteúdos, lá você poderá ver suas aventuras em vídeos e possivelmente você irá ganhar um novo amigo.

Instagram: @cinderella.knight